Land Rover Evoque 2014, com cambio de nove marchas
Ao chegar no Brasil, em 2011, o Land Rover Evoque caiu no gosto do consumidor e logo se tornou o carro mais vendido da marca por aqui. Na linha 2014, a Land Rover aplicou pequenos retoques visuais, melhorou alguns itens de conforto e tecnologia, mas o grande destaque fica por conta do câmbio automático com nove marchas.
Na aparência, as mudanças foram pequenas. Sem mexer em time que está ganhando, o Evoque 2014 ganhou apenas novos retrovisores, mais finos e com filetes de LED integrados, além de novas rodas de liga leve de 18, 19 e 20 polegadas. dependendo da versão.
O carro continua com o excelente padrão de acabamento. Couro de alta qualidade está presente nos bancos, lateral das portas e até no painel. Também há alumínio escovado no console central e em alguns pontos da cabine. Encontro facilmente a posição ideal para dirigir por meio do ajuste elétrico do banco e manualmente da profundidade e altura do volante.
As trocas por meio das borboletas no volante são ágeis, mas por conta do elevado número de marchas, exige mais experiência do condutor em retomadas e ultrapassagens. Durante o teste, simulamos uma situação de retomada com a nona marcha engatada manualmente. Neste caso, mesmo pisando fundo, o gerenciador não entende a necessidade de redução e mantém a velocidade constante e mesma marcha engatada – ou seja, modo manual é manual mesmo. Para evitar isso, basta deixar no modo automático que o sistema cuida de tudo, inclusive, respondendo prontamente ao “quick-down“.
O carro conta ainda com controle adaptativo de velocidade de cruzeiro. Basta definir a velocidade máxima e acionar o sistema para o Evoque “copiar” o ritmo do veículo à frente, reduzindo e acelerando quando necessário. Outra novidade, a vetorização de torque, deixa o utilitário “mais na mão” durante curvas de alta, mantendo a trajetória sem sustos. Chega a transmitir a mesma sensação de segurança de um carro menor.
O modelo continua a atrair os olhares por onde passa, e as pequenas alterações visuais aplicadas foram bem pensadas. Mas, para andar bonito e desfrutar dos novos itens e do inédito câmbio de nove marchas, o interessado no utilitário esportivo premium terá que desembolsar R$ 12.600 extras em relação ao modelo 2013. O aumento, segundo a marca, teve forte influência do dólar mais alto, além das novidades do carro.
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