Táxis Elétricos da Nissan completam um ano e evitam a emissão de 75 toneladas de CO2 na atmosfera
As 15 unidades do modelo 100% elétrico Nissan LEAF usadas no programa de taxis elétricos da Nissan no Rio de Janeiro formam a maior frota de táxis elétricos da América do Sul, rodaram mais de 500 mil quilômetros sem emissões de poluentes. Assim, se comparado a um carro de mesmo porte com motor a gasolina rodando a mesma distância, cada táxi elétrico evitou que fosse despejado na atmosfera, por exemplo, 5 toneladas de CO2. Se toda a frota de aproximadamente 33 mil táxis do Rio fosse substituída por modelos Nissan LEAF, seria possível eliminar o despejo de 165 mil toneladas de CO2 por ano.
O Nissan LEAF oferece espaço, conforto e potência como os veículos à combustão. Lançado comercialmente nos Estados Unidos e no Japão em dezembro de 2010, e na Europa no ano seguinte, o modelo já tem mais de 100 mil unidades vendidas em todo o mundo. O módulo de 48 baterias de íon-lítio tem autonomia de cerca de 160 km e pode ser recarregado em carregadores caseiros em até quatro horas, ou em apenas 30 minutos com os ‘Quick Chargers’ (carregadores rápidos ).
O táxi elétrico proporciona uma significativa redução das despesas com abastecimento. Em relação a um carro do mesmo porte abastecido com etanol, levando-se em consideração uma média anual de 36 mil quilômetros rodados em ambiente urbano, a economia de cada LEAF táxi, sendo recarregado usando a rede elétrica, ultrapassa os R$ 10 mil por ano. Comparado com um carro a gasolina, é possível economizar cerca de R$ 8,7 mil e, se o combustível em questão for o gás natural veicular (GNV), a vantagem para o modelo 100% elétrico é de R$ 4 mil em 12 meses. Além disso, um carro elétrico proporciona outros ganhos aos motoristas. “Não há manutenção de componentes como filtro de óleo, óleo do motor e outros pelo fato do motor não ser a combustão”, relata Anderson Suzuki, responsável pelo programa de veículos elétricos da Nissan do Brasil.
O projeto conta ainda com mais 10 Nissan LEAF que rodam como táxis em São Paulo, em um projeto semelhante ao existente no Rio.
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