Diferenças entre o motor Flex e o Diesel

Hoje em dia temos duas alternativas de motores principais no Brasil: O Bicombustível, também conhecido como Flex e o Diesel. Muitas especulações já foram feitas para saber qual deles é o melhor, quando se trata de torque, custo beneficio e potência final. Todas as picapes fabricadas no Brasil possuem as duas versões Flex e Diesel. Esta é uma analise bastante complexa e envolve diversos fatores, entretanto, aqui buscaremos somente explanar o funcionamento de ambas e assim você poderá ter informações suficientes para saber qual a melhor na sua opinião.

dieselxflex

Os Quatro Estágios do motor

Primeiramente, tanto Flex como o Diesel possuem quatro estágios, são eles:

  1. Admissão: momento que ocorre a entrada de ar/combustível;
  2. Compreensão: acontece o compreensão da mistura admitida no estágio anterior;
  3. Explosão: aqui ocorre a explosão, devido a faísca elétrica da vela;
  4. Escape: este estágio permite que os gases formados sejam liberados.

 

O motor Bicombustível, ou Flex, funciona com ignição através de centelha, ou seja, usa a vela de ignição, e utiliza tanto o etanol como a gasolina. Essa é uma alternativa criada no Brasil, onde foi adaptada para os motores originais a gasolina, para que tivesse uma maior flexibilidade.

Já o motor a Diesel, foi criado em 1893 pelo alemão Rudolph Diesel. Ele funciona a combustão, que é provocada pela elevação da temperatura interna da câmara de combustão de modo que a mesma atinge o ponto de auto-inflamação do combustível, desta forma não necessita da vela de ignição.

Diferenças e Curiosidades

As principais diferenças e curiosidades entre Flex e Diesel são:

  1. O motor a Diesel tem uma taxa de compreensão maior que o motor Flex;
  2. Os carros Flex têm maior número de giros por minuto (RPM). Esta é a principal razão pela qual os motores Diesel tem maior durabilidade;
  3. Motores a Diesel, precisam de menos goros, tendem a sem mais econômicos;
  4. Os veículos a Diesel tendem a vibrar mais que os carros Flex;
  5. Motores Flex tendem a gerar maior giro, assim normalmente tem maior velocidade que os motores a Diesel do mesmo tamanho;
  6. O Torque tende ser maior em motores a Diesel;
  7. A manutenção dos motores a diesel tende a ser mais complexa que os motores Flex;
  8. No Brasil somente utilitários e caminhões podem ser movidos a Diesel, carros de passeio são proibidos desde 1976 a adotar o combustível.

Na sua próxima compra use todas as informações possíveis para tirar qualquer dúvida e fazer a melhor compra.

Respeite o transito, seja educado e preserve vidas.

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